Mundo Trânsito » Agentes de Trânsito http://mundotransito.com.br Mon, 30 May 2016 17:25:30 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.5.1 State Highway Patrol – Troopers – Carolina do Norte – EUA http://mundotransito.com.br/index.php/2013/06/12/state-hiqhway-patrol-troopers-carolina-do-norte-eua/ http://mundotransito.com.br/index.php/2013/06/12/state-hiqhway-patrol-troopers-carolina-do-norte-eua/#comments Wed, 12 Jun 2013 16:42:52 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=3059 State Hiqhway Patrol Tropers

State Hiqhway Patrol Tropers

A polícia rodoviária do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, ou conhecida como State Hiqhway Patrol Tropers, foi criada em 1929, após reunião da Assembléia Geral estadual, com objetivo de disciplinar e fiscalizar os quase 500 mil veículos registrados em circulação do estado, considerada uma das maiores frotas dos Estados Unidos, na época. A State Highway Patrol possui atualmente mais de 1.600 soldados que cobrem 78 mil milhas de estradas da Carolina do Norte, considerada a segunda maior malha rodoviária americana, perdendo apenas para o estado do Texas. Além de fazer cumprir as leis de trânsito do estado, policiais estaduais também orientam o tráfego durante a evacuação em catástrofes naturais e em ações de pronta resposta para emergências e contra-terrorismo.

A State Highway Patrol tem oito sub-sedes de troopers espalhados pelo estado. Cada sub-sede tem como responsabilidade promover a segurança nas estradas e proporcionar apresentações para escolas, grupos cívicos, ou quaisquer outras partes interessadas. A Polícia Rodoviária da Carolina do Norte ainda possui programas de segurança para ciclistas, uso de cintos de segurança, monitoramento de ônibus escolares e atividades educativas de incentivo ao uso de cadeirinhas para crianças, o popular Buckle-in-Baby-Safety. Acompanhe abaixo algumas imagens dos famosos troopers em ação.

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Polizia Stradale – Itália http://mundotransito.com.br/index.php/2013/05/13/polizia-stradale-italia/ http://mundotransito.com.br/index.php/2013/05/13/polizia-stradale-italia/#comments Mon, 13 May 2013 23:57:56 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=2948 Polizia Stradale

Polizia Stradale

A Polizia Stradale, ou polícia rodoviária italiana, é uma força policial da Polizia Di Stato, a polícia do estado da Itália. É responsável pela fiscalização, patrulhamento e monitoramento do trânsito nas rodovias da Itália. Criada em 1946, durante a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial, a Polizia Stradale iniciou suas atividades com um efetivo excedente oriundo das forças armadas. Com o crescente aumento da frota de veículos, no pós-guerra, o efetivo da policia rodoviária italiana sofreu diversas modificações, sendo dividida em subseções e destacamentos de trabalho, do norte ao sul do país. Em pouco tempo, a Polizia Stradale tomou forma, com administração própria e efetivo formado em suas escolas de formação de policia. Apesar da autonomia na atuação nas rodovias do país, a Polizia Stradale é subordinada à policia de estado da Itália, similar ao que ocorre com as policias militares rodoviárias no Brasil.

Polizia Stradale

Polizia Stradale

Uma das características, presente na Polizia Stradale, que a destaca entre as demais policias rodoviárias do mundo, ocorre nos equipamentos de alta tecnologia, empregados pela força policial, nas rodovias italianas. Entre estes equipamentos destacamos os veículos de alta potência tais como o Renault Pantera, Alfa-Romeo, BMW e o Lamborguini, que chamam a atenção de turistas de todo o mundo, em visita à Itália.  Diuturnamente a Polizia Stradale emprega um efetivo de 1500 homens, responsáveis pelo patrulhamento de 7 mil kilometros de estradas e monitoramento de uma frota em torno de 42 milhões de veículos.

Veja imagens da Polizia Stradale em ação:

Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale Polizia Stradale

 

Site oficial: http://www.poliziadistato.it

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TRANSERP – Ribeirão Preto http://mundotransito.com.br/index.php/2013/04/16/transerp-ribeirao-preto/ http://mundotransito.com.br/index.php/2013/04/16/transerp-ribeirao-preto/#comments Wed, 17 Apr 2013 01:07:45 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=2769 TRANSERP

TRANSERP

Criada em 1980, como empresa de economia mista sob administração indireta da prefeitura de Ribeirão Preto, nos moldes da CET da capital paulista, a TRANSERP tinha como atribuições a implantação e a exploração do sistema trólebus, além da gestão dos serviços de transporte público de passageiros no Município. No início dos anos 2000, a TRANSERP passou a denominar-se Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A, incorporando atividades relacionadas a gestão do trânsito em âmbito municipal, atuando na engenharia de tráfego, educação e fiscalização de trânsito. Desde 2004, a TRANSERP possui efetivo próprio composto de agentes civis que atuam em diversas áreas relacionadas a operação e fiscalização de trânsito no município de Ribeirão Preto.

Entre as atividades executadas pela TRANSERP destacamos os programas educativos de trânsito realizados junto à comunidade formando potenciais educadores e multiplicadores junto a própria sociedade. O Programa de Educação para o Trânsito da TRANSERP – PROGETT, criado em 2001, visa incorporar valores como base para o fortalecimento das relações sociais no trânsito. Este projeto compreende a reflexão sobre os valores individuais e coletivos, tais como segurança, respeito, cooperação, responsabilidade, solidariedade, entre tantos outros temas. Destacamos ainda os concursos, em âmbito escolar, sobre educação e segurança de trânsito, despertando nos alunos das redes pública e privada o interesse e preocupação na construção de um trânsito mais seguro para todos.

Além das atividades educativas destacamos também as constantes intervenções para o gerenciamento do trânsito nas vias públicas municipais. Entre estas intervenções podemos citar a fiscalização de trânsito, implantação, renovação ou reposição de sinalização viária (placas, semáforos, demarcações no pavimento, “lombadas”) e autorização para obras ou eventos com interferência na livre circulação de veículos e pedestres, bem como para casos especiais de circulação e estacionamento de veículos.
Clique no link abaixo para maiores informações acerca das atividades executadas pela TRANSERP:

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/i07principal.php
Clique nas imagens abaixo e acompanhe as atividades desenvolvidas pela TRANSERP:

TRANSERP TRANSERP TRANSERP TRANSERP TRANSERP TRANSERP
Imagens:
Prefeitura de Ribeirão Preto
www.tribunaribeirao.com.br
www.ribeiraopretoonline.com.br
www.jornaldaregiaosudeste.com.br

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EPTC – Porto Alegre/RS http://mundotransito.com.br/index.php/2012/09/05/eptc-porto-alegrers/ http://mundotransito.com.br/index.php/2012/09/05/eptc-porto-alegrers/#comments Wed, 05 Sep 2012 14:40:24 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=2066

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) foi criada de acordo com a Lei 8133 de 13 de janeiro de 1998, para fiscalizar, regular e disciplinar o transporte público e o trânsito no Município de Porto Alegre. Em 03 de abril de 1998, após sua devida constituição a empresa iniciou suas atividades nas ruas e avenidas da capital gaúcha, com a missão de gerir e qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre em prol da vida e do desenvolvimento sustentável, de forma eficiente, eficaz e em sintonia com as necessidades da população.

Em seu site oficial, a EPTC traz como valores organizacionais:

  • Cordialidade:relacionar-se com urbanidade, disponibilidade, harmonia e equilíbrio nas suas interações com os usuários, colegas e sociedade em geral.
  • Responsabilidade: portar-se com profissionalismo e ética, adotando uma postura de prestador de serviços e solucionador de problemas, a fim de fortalecer a credibilidade da empresa.
  • Melhoria contínua: atuar com eficiência e eficácia na promoção de uma mobilidade segura, por meio do trabalho integrado e da valorização do funcionário, com foco nos resultados para a sociedade.

Com uma filosofia baseado no planejamento, educação e fiscalização a EPTC objetiva ser exemplo em excelência na gestão do trânsito entre as capitais brasileiras. Entre suas inúmeras atividades destacamos o programa Cidade Acessível que visa aprimorar a mobilidade urbana através de atividades que incluem um plano de sinalização eficiente e melhoria na infra-estrutura de corredores de transporte coletivo. Além destas atividades a EPTC também realiza projetos educacionais e uma efetiva fiscalização de trânsito, através de seus agentes espalhados pelos principais pólos urbanos da cidade, para garantir um trânsito eficiente e reduzir o numero de sinistros e suas conseqüentes vítimas.

Além das atividades citadas, a EPTC também promove atividades educacionais em escolas públicas e entre os motoristas na rotina do trânsito da cidade. Entre os programas já realizados, destacamos o GETRAN (Grupo de Educação para o Trânsito) que através de performances teatrais levava educação de trânsito para as escolas e o Projeto Travessia, que buscava conscientizar pedestres e motoristas na travessia nas faixas de pedestres.

Maiores informações sobre os trabalhos realizados pela EPTC acesse:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php

Confira abaixo as imagens da EPTC em ação:

EPTC EPTC EPTC EPTC EPTC EPTC EPTC EPTC EPTC EPTC

Em breve Revista Mundo Trânsito!!!

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CET-RIO – Rio de Janeiro http://mundotransito.com.br/index.php/2012/04/07/cet-rio-rio-de-janeiro/ http://mundotransito.com.br/index.php/2012/04/07/cet-rio-rio-de-janeiro/#comments Sun, 08 Apr 2012 02:34:58 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=1899

A CET-RIO (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) é uma empresa de economia mista cujo capital majoritário pertence à prefeitura do Rio de Janeiro. Seu controle e gerenciamento são realizados pela prefeitura, através da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), órgão municipal responsável pela fiscalização do trânsito, aplicação de multas e manutenção do sistema viário e de circulação da capital fluminense. A CET-RIO ainda elabora, controla o trânsito e divulga relatórios periódicos sobre acidentes e fluidez nas vias urbanas agindo como braço operacional da SMTR no controle do trânsito na cidade do Rio de Janeiro.

A SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) foi criada, pelo governo do município do Rio de Janeiro, em julho de 1986 com o objetivo de formular e executar a política municipal de transportes, gerindo o sistema de transportes públicos no município do Rio de Janeiro, exercendo as seguintes funções:

  • concededendo, permitindo ou autorizando a exploração dos serviços públicos de transporte municipal, em quaisquer de suas modalidades;
  • propondo tarifas dos serviços públicos sob sua administração;
  • implantando sinalização nas vias municipais;
  • vistoriando, licenciando veículos e fiscalizando o seu uso;
  • cumprindo e fazendo cumprir a legislação e as normas de trânsito, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

A CET-RIO, de acordo com o contido em seu site oficial, tem como missão “planejar, coordenar e controlar, com os recursos da Engenharia de Tráfego, a circulação de pedestres e veículos, bem como definir a utilização dos espaços viários, objetivando a orientação, a segurança e o bem-estar da população.”

Em seu estatuto oficial (artigo 3º), a CET-RIO observa os seguintes valores sociais:

  • planejamento, implantação e execução, nas vias e logradouros do Município, dos serviços técnicos e administrativos relativos à operação do sistema viário e de circulação;
  • planejamento, implantação, administração, operação e exploração dos estacionamentos e garagens próprias ou públicos municipais;
  • execução dos serviços de operação, controle e manutenção do sistema de sinalização do Município do Rio de Janeiro;
  • a implantação e exploração econômica de equipamentos urbanos e atividades complementares, na forma e em locais definidos por decreto do Poder Executivo;
  • prestação de serviços, autorização, coordenação, execução, controle e fiscalização de obras relacionadas com a operação do sistema viário, ou que com ela interfira, nas vias e logradouros do Município;
  • a prestação de consultoria em assuntos técnicos de sua especialidade.

Confira abaixo algumas imagens das atividades da CET-RIO:

CET-RIO cetrio_001 cetrio_002 cetrio_003 cetrio_004 cetrio_005 img_agentes_059 img_agentes_060

Acesse abaixo os links úteis disponibilizados pela CET-RIO para o cidadão:

Consulta a multas de trânsito

Consulta a multas referentes a transporte

Andamento de processos abertos na prefeitura do Rio de Janeiro

Consultas sobre transporte publico

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Polícia de Trânsito – Costa Rica http://mundotransito.com.br/index.php/2012/02/29/policia-de-transito-costa-rica/ http://mundotransito.com.br/index.php/2012/02/29/policia-de-transito-costa-rica/#comments Wed, 29 Feb 2012 11:13:06 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=1636

Criada em 22 de julho de 1926, com a denominação inicial de Direção Geral de Trânsito (Dirección General de Tránsito), a Polícia de Trânsito foi concebida após a publicação das primeiras normas nacionais de trânsito na Costa Rica, país situado na América Central. Inicialmente a Direção Geral de Trânsito prestava contas a então Secretaria de Segurança Publica (Secretaría de Seguridad Pública) do país. Entre 1963 e 1968, a Direção Geral de Trânsito sofreu modificações sendo reordenada ao Ministério dos Transportes (Ministerio de Transportes).

Em 1968, após outra readequação, recebe a denominação de Polícia de Trânsito, sendo realocado ao recém criado Ministério de Segurança Publica (Ministerio de Seguridad Pública). Em 1976, após nova readequação, a Polícia de Trânsito fica subordinada ao Ministério de Obras Publicas e Transportes (Ministerio de Obras Públicas y Transportes).

Estrutura e atividades
A Polícia de Trânsito da Costa Rica exerce suas atividades de fiscalização e educação de trânsito em todo território nacional, marcando presença em vias publicas urbanas e nas rodovias do país. Com seu uniforme branco, característico da corporação, a Polícia de Trânsito está presente em todos os cantos do país. Acompanhe abaixo os objetivos operacionais da Polícia de Trânsito, presente no site oficial da corporação:

I.        Exercer o controle, fiscalização e monitoramento do trânsito em todo território nacional, fazendo cumprir as disposições legais para pessoas, automóveis e animais que transitem pelas vias publicas do país;

II.        Estabelecer registro de acidentes e infrações de trânsito

III.        Desenvolver programas de educação de trânsito para prevenção de acidentes, estabelecendo treinamentos para condutores e pedestres que transitem nas vias publicas;

IV.        Coordenar e promover campanhas de educação em vias publicas, através de jornais, rádios e televisão.

Segundo o organograma da corporação, a Polícia de Trânsito da Costa Rica está subdividida da seguinte maneira:

  • Diretor e Sub-diretor
  • Departamento de Planejamento e Desenvolvimento
  • Departamento de Assessoria Jurídica
  • Depósito de Veículos Apreendidos
  • Escola de Formação de Trânsito
  • Departamento Administrativo
  • Departamento de Operações

Região Sul
Região Oeste e Atlântico
Região Leste e Pacífico
Região Metropolitana
Região Norte

Confira abaixo o site oficial da Polícia de Trânsito da Costa Rica:

http://www.transito.go.cr/index.html

Confira abaixo imagens da Polícia de Trânsito exercendo suas atividades no país:

Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica Polícia de Trânsito da Costa Rica ]]>
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Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná http://mundotransito.com.br/index.php/2011/12/05/batalhao-de-policia-rodoviaria-do-parana/ http://mundotransito.com.br/index.php/2011/12/05/batalhao-de-policia-rodoviaria-do-parana/#comments Mon, 05 Dec 2011 23:32:51 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=1407 O Batalhão de Polícia Rodoviária da Policia Militar do estado do Paraná é responsável pelo policiamento e fiscalização de trânsito de uma malha rodoviária paranaense que abrange 12.476 km de rodovias estaduais. Distribuídos em 64 postos de polícia rodoviária, os patrulheiros realizam suas atividades de segurança do trânsito diuturnamente nas 6 companhias que formam a estrutura do BPRv.

História
As atividades da Polícia Rodoviária no estado do Paraná iniciaram em 1946, quando o DER montou o primeiro grupo de patrulheiros, conhecidos como “Polícia de Estradas”, incumbidos de monitorarem o trânsito rodoviário na época. Em 1951, o grupo recebeu nova denominação, “Polícia Rodoviária” e mais 33 patrulheiros para execução do policiamento nas estradas.

Entre 1960 e 1962 a Polícia Rodoviária sofreu novas modificações sendo realocada pelo governo do Paraná, com o nome de Corpo de Policiamento Rodoviário, como parte integrante da Polícia Militar do estado. Em 1968, após modificações constitucionais sobre os poderes delegados às polícias militares, o Corpo de Policiamento Rodoviário foi anexado definitivamente ao quadro da Polícia Militar do estado do Paraná e seus funcionários civis foram incluídos na corporação como oficiais e sargentos.

Em 1974 foi firmado entre a PMPR e o DER convênio no qual as funções de fiscalização de trânsito foram delegadas ao Corpo de Policiamento Rodoviário da PMPR. Em 1976, após novas modificações o Corpo de Policiamento Rodoviário ganha nova denominação, e passa a se chamar Batalhão de Polícia Rodoviária.

Estrutura e combate ao crime
As atividades desenvolvidas pelo BPRv em solo paranaense consolidaram a reputação dos policiais rodoviários através relevantes serviços prestados a toda comunidade. Atualmente alguns dos maiores desafios do BPRv se refere á diminuição dos índices de acidentes e mortes pela malha rodoviária sob sua responsabilidade. O combate ao crime organizado e ao contrabando é outro desafio imposto aos seus agentes espalhados por todos os cantos do Paraná.

Acompanhe abaixo a estrutura organizacional do Batalhão de Polícia Rodoviária no Paraná:

1ª Companhia de Polícia Rodoviária – Curitiba;
Tel: 41 3304 8122

1° Pelotão – São Luiz do Purunã;

2° Pelotão – São Mateus do Sul;

3° Pelotão – Guaratuba;

2ª Companhia de Polícia Rodoviária – Londrina;
Tel: 43 3378 1900

1° Pelotão – Ibiporã;

2° Pelotão – Apucarana;

3° Pelotão – Cambará;

3ª Companhia de Polícia Rodoviária – Cascavel;
Tel: 45 3225 2332

1° Pelotão – Cascavel;

2° Pelotão – Guaíra;

3° Pelotão – Assis Chateaubriand;

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Manaustrans http://mundotransito.com.br/index.php/2011/10/26/manaustrans/ http://mundotransito.com.br/index.php/2011/10/26/manaustrans/#comments Wed, 26 Oct 2011 18:09:01 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=1193 O Manaustrans é o órgão executivo municipal responsável por planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito, desenvolvendo políticas públicas no âmbito do Município de Manaus/AM. O órgão opera por meio de ações de fiscalização, estudos de engenharia e educação, promovendo o desenvolvimento da circulação, fluidez e segurança no tráfego de veículos e pedestres. Com a publicação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, e a previsão de competências legais aos municípios, no que diz respeito ao trânsito terrestre, a Prefeitura de Manaus, através do Decreto nº 4.065 de janeiro de 1998, municipalizou o trânsito da capital.Em 1999, a prefeitura, por meio da EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos) publicou edital para concurso de admissão de 300 agentes de trânsito, que foram treinados em São Paulo.

Em março de 2000, 195 agentes iniciaram atividades de orientações e operações de trânsito em nossa capital marcando o início das atividades de fiscalização e monitoramento do trânsito na capital amazonense. Fardados com uma indumentária confeccionada na cor azul, estes profissionais tornaram-se conhecidos do publico como “azuizinhos”. Em 2006, a prefeitura extinguiu a EMTU criando dois institutos, sendo um com a finalidade de gerenciar o trânsito, o IMTRANS. Em 20 de Janeiro de 2006, a Prefeitura de Manaus extinguiu a então EMTU e criou dois Institutos distintos, um com a finalidade de gerenciar o transporte público e outro o trânsito. Nesse ano, por meio da Lei no. 939/06,  o Instituto Municipal de Trânsito, com a sigla IMTRANS, foi criado como autarquia sob regime especial, integrante da estrutura básica do Poder Executivo Municipal vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SEMDURB, este é dotado de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

Com o crescimento da cidade, a prefeitura criou em 2010 a Engenharia e Fiscalização do Trânsito, com a sigla Manaustrans. O Manaustrans possui vínculo com o Chefe do Poder Executivo, o Prefeito, tendo por finalidades à elaboração, a coordenação, a execução e a gestão de políticas públicas direcionadas ao trânsito no âmbito do Município de Manaus. Entre as atribuições inerentes ao órgão, previstas em seu estatuto, destacamos:

  • cumprir as competências constantes do artigo 24 da Lei Federal n.º 9.503, de 23 de dezembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro -, e nos regulamentos dos serviços que lhe são inerentes;
  • coordenar e fiscalizar o trânsito no âmbito do Município de Manaus, promovendo, inclusive, a autuação e a aplicação das medidas administrativas cabíveis em face dos administrados, quando da ocorrência de infrações das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro;
  • analisar e autorizar os pólos geradores de tráfego com vistas à adequação de projetos viários, sinalização de trânsito, infraestrutura de transporte, visando à melhoria do sistema, assim como a consulta prévia de tráfego prevista na Legislação Municipal;
  • arrecadar os valores provenientes de estada, remoção de veículos, objetos e operações de trânsito em eventos particulares, bem como das infrações de trânsito;
  • implantar a coordenação e a operacionalização do Plano de Estacionamento Rotativo, na forma da legislação vigente;
  • autorizar a utilização da via pública, sua interdição, parcial ou total, permanente ou temporária, e o estabelecimento de desvios ou alterações de tráfego de veículos;
  • desenvolver estudos para a Política de Circulação de Cargas do Município e dos modais não motorizados;
  • promover e participar de projetos e programas de educação e segurança no trânsito, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito e do Departamento Nacional de Trânsito;
  • planejar, coordenar e realizar palestras educativas e cursos destinados aos permissionários, concessionários e demais agentes integrantes do sistema de transporte, assim como às comunidades, escolas públicas e particulares, empresas e demais organizações governamentais ou privadas, visando a criação da consciência cidadã em relação ao trânsito;
  • elaborar e distribuir material socioeducativo à população de Manaus, objetivando a conscientização dos mesmos quanto às regras de trânsito;
  • executar outras ações e atividades dispostas em lei e em atos normativos ou regulamentares, ou determinadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, em razão da natureza do Instituto.

Entre as metas estabelecidas pelo órgão na busca de excelência no gerenciamento do trânsito, destacamos também:

  • Inauguração do Centro de Controle Operacional- CCO.
  • Revitalização da Sinalização Estatigráfica Horizontal e Vertical das vias da cidade, com a implantação de placas de trânsito e a pintura de marcas no pavimento.
  • Realização de concurso público para o cargo de agente de autoridade de trânsito.
  • Implantação do Serviço de Credenciamento para Vagas Especiais.
  • Lançamento do Programa de Educação para o Trânsito voltado ao desenvolvimento de ações educativas de forma permanente que contribuam para a valorização e o respeito à vida no trânsito de Manaus.
  • Realização da Campanha “Tô na Faixa!”,  com o intuito de promover o respeito à faixa de pedetsres, por meio da mudança de comportamentos e hábitos dos condutores.
  • Regulamentação do Programa Zona Máxima de Restrição de Circulação(ZMRC), para restringir a circulação de veículos pesados em horários de pico nas áreas do Centro, Manaus Moderna e Vieiralves.
  • Implantação de Sistema de Estacionamento Rotativo, denominado Zona Azul, para ordenar os espaços públicos destinados ao estacionamento mediante pagamento de tarifa para cada hora utilizada, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas.
  • Substituição dos talonários de autos de infração de papel por “Autos eletrônicos”- Smarts Pads.
  • Implantação de semáforos com lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) que consomem 80% menos de energia elétrica e tem maior vida útil do que as lâmpadas usadas atualmente, sendo, portanto, ecologicamente corretas.

Para melhores esclarecimentos sobre as atividades do Manaustrans, o órgão disponibilizou o telefone 0800 092 1188. O interessado pode também seguir as notícias e informações do órgão pelo Twiter @Manaustrans. Para acessar o contato no site oficial do órgão, clique abaixo:

http://transito.manaus.am.gov.br/fale-conosco/

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EMDEC – Campinas/SP http://mundotransito.com.br/index.php/2011/10/10/emdec-campinassp/ http://mundotransito.com.br/index.php/2011/10/10/emdec-campinassp/#comments Mon, 10 Oct 2011 13:01:40 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=1065 A cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, com uma população aproximada em 1,1 milhão de habitantes, é considerada uma das 10 cidades mais ricas do Brasil, possuindo características de metrópole, com vantagens e problemas peculiares das grandes cidades. Dentro deste contexto de amplo desenvolvimento a EMDEC, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, responde pela organização de todo sistema publico de transporte, regulando também as atividades de taxi, fretamento, transporte escolar e concessão da administração do Terminal Rodoviário.

Por sua ligação gerencial com a Secretaria Municipal de Transportes, seu presidente é o secretário de transportes. A empresa opera com recursos da administração municipal, por meio de contratos de gestão, oriundos da Zona Azul, diárias de pátio, além de gerenciar os recursos relacionados às arrecadações de multas no município.

Histórico
A EMDEC foi criada em 1972, com a publicação da Lei Municipal 4.092, que transformou o Escritório Municipal de Planejamento em empresa pública – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), instituiu o Plano Comunitário Municipal atribuindo à empresa a competência para executá-lo. Inicialmente a EMDEC executava serviços de imprensa oficial do município e planejamento sócioeconômico, físico-territorial e administrativo da cidade.

Em 1980, o Decreto Municipal nº 6294 determinou a extinção da empresa, mas em 1989, uma Assembléia Municipal decidiu pelo fim da liquidação e ainda atribui novas diretrizes administrativas à EMDEC. Entre as novas atribuições, a empresa tornou-se responsável pelo gerenciamento do trânsito e operação do transporte urbano de Campinas. Em 1993, a EMDEC assumiu as atribuições da Secretaria Municipal de Transportes.

Atribuições legais
Dentro do contexto administrativo municipal, a EMDEC opera e gerencia todos assuntos relacionados ao trânsito e transporte municipal. Entre suas atribuições, destacamos:

1) Gestão de Trânsito:

  • Engenharia de Tráfego;
  • Sinalização Viária;
  • Fiscalização de Trânsito;
  • Gerenciamento e Operação de estacionamento em via pública;
  • Operação de Tráfego;
  • Educação de Trânsito.

2) Gestão de Transportes Públicos:

  • Programação, Pesquisa e Planejamento do Sistema Intercamp;
  • Operação e Manutenção dos Terminais Urbanos;
  • Serviço de Cadastro e Análise dos Dados referentes ao Sistema;
  • Planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço de táxi;
  • Planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço escolar;
  • Planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço fretado;
  • Serviços de cálculo tarifário;
  • Adequação e gerenciamento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

3) Administração do Sistema de Multas de Trânsito.

4) Execução, direta ou indireta, das obras e serviços públicos referentes às vias urbanas, viadutos, túneis, passarelas, ciclovias, terminais, corredores e estações de transferência.

5) Gestão do contrato de concessão da nova Rodoviária.

6) Gerenciamento do PAI-Serviço, destinado ao transporte de pessoas com deficiência.

7) Gerenciamento e execução dos serviços de monitoramento das câmeras instaladas nas vias públicas a partir da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Contato e duvidas sobre assuntos ligados ao trânsito
A EMDEC mantém um canal aberto ao publico através de seu endereço físico sito à rua Dr. Salles Oliveira, 1028, na Vila Industrial. O telefone de contato é (19) 3772 – 1517. Na internet a EMDEC responde pelos links abaixo:

faleconosco@emdec.com.br
http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=faleconosco

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BHTrans – Belo Horizonte http://mundotransito.com.br/index.php/2011/09/06/bhtrans-belo-horizonte/ http://mundotransito.com.br/index.php/2011/09/06/bhtrans-belo-horizonte/#comments Tue, 06 Sep 2011 12:44:03 +0000 admin http://mundotransito.com.br/?p=777 A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A) é uma empresa de economia mista municipal, dependente e de capital fechado, cujos sócios são o município de Belo Horizonte com 98% das ações, a SUDECAP (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) e a PRODABEL (Empresa de Informatização e Informação do município de Belo Horizonte), as duas com 1% das ações cada. A BHTrans foi fundada em  1991 pela  Lei Municipal nº 5.953. Em seu histórico de trabalho possui inúmeros prêmios da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos – como melhor gerenciadora pública de transportes e trânsito no país.

A empresa é responsável pelo gerenciamento do sistema de transportes e do trânsito de Belo Horizonte, de onde circulam diariamente 1,5 milhão de veículos e são transportados 1,4 milhão de passageiros. Suas atribuições também são o planejamento e a implantação de ações operacionais no tráfego e no sistema viário da cidade; o gerenciamento e a fiscalização dos táxis, dos serviços de transportes coletivo e transporte escolar, e recentemente do transporte suplementar.

Em 1995 a BHTrans foi pioneira no Brasil ao promover a licitação de concessões para táxi e a licitação de todo o sistema de transporte coletivo municipal, em 1998, e ao criar uma Unidade Integrada de Trânsito (UIT) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – PMMG.

Áreas de atuação
Dentro do âmbito municipal, a BHTrans é responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte coletivo por ônibus, sistema de táxi, transporte escolar, transporte suplementar, do trânsito e sistema viário além da operação do Estacionamento Rotativo. Gerencia o Cartão Metropolitano de Transporte (gratuidade para portadores de deficiência) e o processamento das multas relativas a infrações de trânsito e de descumprimento dos regulamentos do transporte coletivo, do táxi, do transporte escolar e do transporte suplementar. Dentro deste contexto, a empresa opera um sistema representando quase 3 mil ônibus, mais de mil veículos de transporte escolar, uma frota de 6 mil táxis, 30 radares fixo e 5 radares móveis. Além destes números, a BHTrans monitora um trânsito composto por mais de 800 mil veículos que circulam diariamente na metrópole.

Com quase 1000 agentes, a empresa executa também fiscalizações de trânsito, monitorando o uso de cinto de segurança, velocidade, estacionamentos permitidos, entre tantas outras atribuições. Além da fiscalização, a BHTrans conta com um programa de educação de trânsito, o Trânsito legal, onde a empresa leva até as escolas noções de direção defensiva voltadas para o publico jovem. Com atividades lúdicas e dinâmicas que prendem a atenção de crianças e adolescentes, o programa vem rendendo bons frutos na conscientização dos futuros motoristas sobre um trânsito racional e educado.

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Clique abaixo e acesse o site da BHTrans:

BHTrans – Belo Horizonte

BHTrans – Sugestões, críticas ou opiniões

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