EMDEC – Campinas/SP

A cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, com uma população aproximada em 1,1 milhão de habitantes, é considerada uma das 10 cidades mais ricas do Brasil, possuindo características de metrópole, com vantagens e problemas peculiares das grandes cidades. Dentro deste contexto de amplo desenvolvimento a EMDEC, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, responde pela organização de todo sistema publico de transporte, regulando também as atividades de taxi, fretamento, transporte escolar e concessão da administração do Terminal Rodoviário.

Por sua ligação gerencial com a Secretaria Municipal de Transportes, seu presidente é o secretário de transportes. A empresa opera com recursos da administração municipal, por meio de contratos de gestão, oriundos da Zona Azul, diárias de pátio, além de gerenciar os recursos relacionados às arrecadações de multas no município.

Histórico
A EMDEC foi criada em 1972, com a publicação da Lei Municipal 4.092, que transformou o Escritório Municipal de Planejamento em empresa pública – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), instituiu o Plano Comunitário Municipal atribuindo à empresa a competência para executá-lo. Inicialmente a EMDEC executava serviços de imprensa oficial do município e planejamento sócioeconômico, físico-territorial e administrativo da cidade.

Em 1980, o Decreto Municipal nº 6294 determinou a extinção da empresa, mas em 1989, uma Assembléia Municipal decidiu pelo fim da liquidação e ainda atribui novas diretrizes administrativas à EMDEC. Entre as novas atribuições, a empresa tornou-se responsável pelo gerenciamento do trânsito e operação do transporte urbano de Campinas. Em 1993, a EMDEC assumiu as atribuições da Secretaria Municipal de Transportes.

Atribuições legais
Dentro do contexto administrativo municipal, a EMDEC opera e gerencia todos assuntos relacionados ao trânsito e transporte municipal. Entre suas atribuições, destacamos:

1) Gestão de Trânsito:

  • Engenharia de Tráfego;
  • Sinalização Viária;
  • Fiscalização de Trânsito;
  • Gerenciamento e Operação de estacionamento em via pública;
  • Operação de Tráfego;
  • Educação de Trânsito.

2) Gestão de Transportes Públicos:

  • Programação, Pesquisa e Planejamento do Sistema Intercamp;
  • Operação e Manutenção dos Terminais Urbanos;
  • Serviço de Cadastro e Análise dos Dados referentes ao Sistema;
  • Planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço de táxi;
  • Planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço escolar;
  • Planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço fretado;
  • Serviços de cálculo tarifário;
  • Adequação e gerenciamento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

3) Administração do Sistema de Multas de Trânsito.

4) Execução, direta ou indireta, das obras e serviços públicos referentes às vias urbanas, viadutos, túneis, passarelas, ciclovias, terminais, corredores e estações de transferência.

5) Gestão do contrato de concessão da nova Rodoviária.

6) Gerenciamento do PAI-Serviço, destinado ao transporte de pessoas com deficiência.

7) Gerenciamento e execução dos serviços de monitoramento das câmeras instaladas nas vias públicas a partir da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Contato e duvidas sobre assuntos ligados ao trânsito
A EMDEC mantém um canal aberto ao publico através de seu endereço físico sito à rua Dr. Salles Oliveira, 1028, na Vila Industrial. O telefone de contato é (19) 3772 – 1517. Na internet a EMDEC responde pelos links abaixo:

faleconosco@emdec.com.br
http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=faleconosco

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 × = quarenta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>