Dispositivos aparadores de linhas com “cerol”

Qualquer motociclista que trafegue por ruas ou estradas brasileiras já se deparou com um grande perigo, fruto de uma inocente brincadeira de criança, que infelizmente pode tomar proporções trágicas quando praticada de forma irresponsável ou em locais inapropriados. As brincadeiras de empinar pipas, onde crianças disputam os céus com objetivo de cortar a linha da pipa do oponente, representa um risco grave ao motociclista que, em inúmeras vezes, se depara com linhas dotadas de cerol (um produto a base de cola e pó de vidro).

Quando as brincadeiras de empinar pipas com linhas de cerol são praticadas próximo às vias publicas, estas linhas podem, em contato com qualquer parte do corpo humano, cortar instantaneamente a pele, causando ferimentos profundos e até a morte. São inúmeros os casos de motociclistas que tiveram as gargantas cortadas profundamente por linhas com cerol. Geralmente, nestes casos, a morte é quase recorrente.

Cabe ao motociclista tomar cuidados para se evitar o contato com as linhas dotadas de cerol. Infelizmente, a prática de empinar pipas com linhas desta natureza é um fato comum em qualquer cidade, geralmente nos bairros populares, durante as férias escolares. As crianças, sem supervisão de pais ou responsáveis, seja por ignorância à lei ou mesmo omissão de guarda, transformam uma singela brincadeira em um instrumento de morte. Esta prática dificilmente será abortada em virtude da falta de condições do Poder Publico em realizar uma fiscalização efetiva em todos os bairros de uma cidade. O problema se superdimensiona em grandes cidades, principalmente nas periferias.

Dispositivo aparador de linha
Com a inoperância do Poder Publico no tocante a fiscalização destas brincadeiras (o site Mundo Trânsito entende que esta fiscalização deveria se iniciar dentro do próprio lar, com pais ou responsáveis monitorando, corrigindo e alertando seus filhos sobre os perigos das linhas com cerol), cabe ao motociclista tomar cuidados na condução de motocicletas em locais com grande aglomeração de crianças (geralmente em locais residenciais ou com grande aglomeração de casas nas margens das vias publicas).

Como forma de minimizar os efeitos das linhas com cerol, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a Resolução 356/2010 que objetiva, em alguns de seus itens, aumentar a segurança dos motociclistas. A Resolução estabelece a obrigatoriedade da utilização do dispositivo aparador de linha, instalado no Guidom da motocicleta, em uma altura que proteja a parte superior da cabeça do condutor, em posição sentada no veículo. Infelizmente a norma do CONTRAN estabelece a obrigatoriedade deste dispositivo apenas às motocicletas licenciadas na categoria aluguel (placas vermelhas) que efetuam transporte de cargas ou passageiros.

Acompanhe abaixo a imagem do dispositivo instalado, de acordo com a Resolução 356/2010 do CONTRAN, e suas especificações técnicas (contido no anexo da referida norma):

Características Técnicas do Dispositivo Aparador de Linha.

  • Objetivo: Proteção do tórax, pescoço e braços do condutor e passageiro;
  • Características construtivas: Construído em aço de seção redonda resistente com acabamento superficial resistente a corrosão, deve prover sistema de corte da linha em sua extremidade superior
  • Localização: fixado na extremidade do guidon (próximo à manopla) do veículo, no mínimo em um dos lados;
  • Utilização: A altura do dispositivo deve ser regulada com a altura da parte superior da cabeça do condutor na posição sentado sobre o veículo.

Por coerência, todos motociclistas devem utilizar o dispositivo. Infelizmente, no Brasil, bem como em muitas partes do mundo onde a educação cívica é nula, diversas situações de risco no trânsito são anuladas apenas quando há leis que punem seus condutores. O motociclista preocupado com sua própria segurança deve entender que este dispositivo pode representar sua própria vida. Não é uma questão de publicação de leis “impopulares”, e sim uma questão de preservação da vida. Acompanhe algumas imagens na próxima página e compreenda porque este dispositivo pode salvar sua vida:

Páginas: 1 2

Pin It

Um comentário em “Dispositivos aparadores de linhas com “cerol”

  1. Extremamente chocante as imagens, acho que deveria se estender a obrigatoriedade a todas as motos. URGENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 6

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>