EPTC – Porto Alegre/RS

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) foi criada de acordo com a Lei 8133 de 13 de janeiro de 1998, para fiscalizar, regular e disciplinar o transporte público e o trânsito no Município de Porto Alegre. Em 03 de abril de 1998, após sua devida constituição a empresa iniciou suas atividades nas ruas e avenidas da capital gaúcha, com a missão de gerir e qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre em prol da vida e do desenvolvimento sustentável, de forma eficiente, eficaz e em sintonia com as necessidades da população.

Em seu site oficial, a EPTC traz como valores organizacionais:

  • Cordialidade:relacionar-se com urbanidade, disponibilidade, harmonia e equilíbrio nas suas interações com os usuários, colegas e sociedade em geral.
  • Responsabilidade: portar-se com profissionalismo e ética, adotando uma postura de prestador de serviços e solucionador de problemas, a fim de fortalecer a credibilidade da empresa.
  • Melhoria contínua: atuar com eficiência e eficácia na promoção de uma mobilidade segura, por meio do trabalho integrado e da valorização do funcionário, com foco nos resultados para a sociedade.

Com uma filosofia baseado no planejamento, educação e fiscalização a EPTC objetiva ser exemplo em excelência na gestão do trânsito entre as capitais brasileiras. Entre suas inúmeras atividades destacamos o programa Cidade Acessível que visa aprimorar a mobilidade urbana através de atividades que incluem um plano de sinalização eficiente e melhoria na infra-estrutura de corredores de transporte coletivo. Além destas atividades a EPTC também realiza projetos educacionais e uma efetiva fiscalização de trânsito, através de seus agentes espalhados pelos principais pólos urbanos da cidade, para garantir um trânsito eficiente e reduzir o numero de sinistros e suas conseqüentes vítimas.

Além das atividades citadas, a EPTC também promove atividades educacionais em escolas públicas e entre os motoristas na rotina do trânsito da cidade. Entre os programas já realizados, destacamos o GETRAN (Grupo de Educação para o Trânsito) que através de performances teatrais levava educação de trânsito para as escolas e o Projeto Travessia, que buscava conscientizar pedestres e motoristas na travessia nas faixas de pedestres.

Maiores informações sobre os trabalhos realizados pela EPTC acesse:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php

Confira abaixo as imagens da EPTC em ação:

Em breve Revista Mundo Trânsito!!!

Pin It

2 comentários em “EPTC – Porto Alegre/RS

  1. Quero parabenizar a revista pela bela matéria sobre o trabalho realizado pela EPTC em Porto Alegre. Também gostaria de destacar a equipe de educação para o trânsito que foi preparada para só trabalhar com este tema. Os agentes saíram das ruas e passaram a integrar uma equipe multidisciplinar e, desde 2005, vem trabalhando com vários projetos educativos, criando esquetes teatrais, teatro de bonecos e performances de rua, de acordo com públicos específicos e tendo como resultados efetivos uma população mais informada sobre comportamento preventivo no trânsito. Visite o site da educação e conheçam o trabalho da Coordenação de Educação para Mobilidade.
    http://www.eptc.com.br/educacao

    Abraços

  2. Marco Antônio Vega Ramos 23 de junho de 2015 at 19:11 -

    Fui multado e já mandei recurso para a EPTC à mais de dois anos. Mandei documentos dos pedágios da UNIVIAS E ECOSUL provando que meu carro não esteve em PORTO ALEGRE depois que passou para o meu nome, mandei junto boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil em Bagé. Mandei cópia do livro ponto provando que nesta data eu me encontrava trabalhando em Candiota- RS, o DETRAN de Bagé encontrou a foto de um pardal em Capão da Canoa que mostra um SANDERO DE PLACA IQO5083, DIFERENTE DO MEU CLIO IOO- 5083 E A MULTA TAMBÉM FOI MANDADA PARA MIM. A FIAT DE BAGÉ NÃO QUER FAZER NEGÓCIO COMIGO POR CAUSA DESSA MULTA. ACHO QUE VOCÊS DA EPTC JÁ ME LESARAM O SUFICIENTE, VISTO QUE A MAIS DE TRINTA ANOS NÃO VOU A PORTO ALEGRE. PEÇO QUE TIREM DO SISTEMA URGENTEMENTE ESSA MULTA E PAREM DE ME PREJUDICAR DE GRAÇA. O DETRAN DE BAGÉ TEM CERTEZA DE QUE FOI UM AZULZINHO QUE ANOTOU ERRADO A PLACA E TROCOU O “IQO”, POR “IOO”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 × = cinquenta quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>