Os 10 mandamentos do trânsito seguro

Em 2007 o Vaticano, centro espiritual da Igreja Católica, em uma ação inédita publicou um compêndio de regras espirituais para tentar diminuir a violência no trânsito, chamado de “Os dez mandamentos do trânsito seguro”. A iniciativa faz parte das “Diretrizes para o cuidado pastoral da estrada” e vai de encontro aos preceitos religiosos católicos considerando como pecados os atos praticados na direção que colocam em risco a segurança do trânsito. Entre as atitudes consideradas como pecado estão o respeito aos pedestres, a manutenção do veículo e o auxílio às vítimas de acidentes.

Segundo as Diretrizes para o cuidado pastoral da estrada, o católico deve sempre praticar a direção responsável a fim de se evitar a regressão psicológica fazendo um apelo às tendências nobres do espírito humano. O documento ainda condena a utilização do carro como lugar de pecado e como demonstração de vaidade e glorificação pessoal. Acompanhe abaixo um resumo dos preceitos que devem ser seguidos por milhões de católicos por todo o mundo:

1. “Não matar” – O carro é um instrumento a serviço da vida, da convivência e do progresso. Vamos proteger a vida e respeitar as leis do trânsito.

2. “A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas e não um local com risco de vida” – As estradas são construídas para aproximar as pessoas e favorecer a promoção humana. Vamos defender a vida com amor e colaboração, também no trânsito.

Páginas: 1 2 3

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro + 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>