Cursos especializados de motofrete e mototáxi

Com a publicação da Resolução nº 3 56/2010 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), os profissionais de moto taxi e moto frete, deverão atender a uma série de requisitos para o exercício para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta, na categoria, entre os quais destacamos o curso de especialização para o exercício da atividade. A grade curricular e a regulamentação do curso específico constam na Resolução 410/11 do CONTRAN. Os requisitos mínimos para matrícula são:

  • Ter completado 21 (vinte e um) anos.
  • Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

A estrutura curricular do curso a que as Resoluções do CONTRAN especificam contém os seguintes módulos:

I – Módulo Básico

  • Ética e cidadania na atividade profissional (3 horas/aula). Tem por base mostrar a imagem do profissional e sua importância na sociedade, além da responsabilidade, autocontrole, comprometimento, entre outros.
  • Noções básicas de Legislação (7 horas/aula). Conhecimento na legislação de trânsito, Lei Federal de regulamentação do exercício profissional, aspectos da legislação trabalhista e previdenciária e aspectos do direito civil e criminal relacionado a trânsito.
  • Gestão do risco sobre duas rodas (7 horas/aula). Conceito de direção defensiva, estratégia na prevenção de acidentes de trânsito, pilotagem em circunstâncias adversas e a importância do uso de equipamentos obrigatórios
  • Segurança e saúde (3 horas/aula). Cuidado com o corpo (alimentação, sono e alongamento corporal), condições emocionais (estresse, preocupação e fadiga), postura corporal sobre duas rodas (cabeça, mãos, joelhos, pés) e consequências de pilotar após ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos e substâncias psicoativas.

Estas aulas têm por objetivo demonstrar a importância do profissional no cotidiano das cidades, zelando pela imagem que transmitem à sociedade e a melhor aceitação nessa nova área de atuação. O conhecimento na legislação de trânsito, sem dúvidas, auxilia na prevenção de acidentes, diminuição de mortes e pessoas com invalidez temporária ou permanente.

II – Transporte de cargas e pessoas (5 horas/aula):

Moto Frete

  • Legislação específica para motofrete (Resoluções do CONTRAN e regulamentação da atividade profissional do motofretista no estado e no município)
  • Verificação e manutenção permanentes do veículo para a pilotagem segura no transporte de cargas (suspensão, freio, embreagem, acelerador, combustível, fluído de freio, óleo de motor, pneus e outros itens de manutenção).
  • Condições e fixação do baú ou da grelha, do dispositivo retrorrefletivo e demais dispositivos e requisitos de segurança;
  • Transporte de diferentes tipos de carga (avaliação de peso e tamanho).
  • Organização e planejamento temporal de tarefas (conhecimento da região e de pontos críticos de fluidez viária e segurança).

Moto Taxi

  • Legislação específica (Resoluções do CONTRAN e regulamentação da atividade profissional do mototaxista no estado e no município).
  • Verificação e manutenção permanentes do veículo para a pilotagem segura no transporte de cargas (suspensão, freio, embreagem, acelerador, combustível, fluído de freio, óleo de motor, pneus e outros itens de manutenção).
  • Cuidados para o transporte de pessoas, postura corporal, posição dos pés e mãos, segurança no embarque e desembarque, uso, limpeza e higienização do capacete e transporte do passageiro com/sem objetos.
  • Qualidade na prestação dos serviços ao passageiro (pilotagem confortável, controle da velocidade, frenagem, manobras suaves), escolha de trajetos econômicos e seguros, prudência na transposição de obstáculos (lombadas, buracos, pavimentos irregulares, etc.) e respeito, educação, atenção, simpatia, paciência,honestidade, responsabilidade, pontualidade.

Dessa forma, o profissional atenderá o cliente com zelo, demonstrando que o motofretista ou mototaxista preserva a segurança do objeto ou pessoa transportada, desde o início do trajeto ao término. A confiança adquirida beneficiará toda a classe desses profissionais.

Páginas: 1 2

Pin It

Um comentário em “Cursos especializados de motofrete e mototáxi

  1. jefferson cabral 13 de março de 2013 at 17:35 -

    Ótima publicação de MUNDO TRÂNSITO.
    Gostaria de assinar para receber periodicamente.
    Obrigado e boa sorte à todos os profissionais responsáveis.
    Jefferson F R Cabral.’.
    Taubaté/SP
    Diretor de Ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 − = um

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>