Mantendo a calibragem correta dos pneus

Calibragem dos pneus

Calibragem dos pneus

Quem já não passou pela seguinte situação, chegou ao posto de combustível e após completar o tanque, pede ao frentista para colocar “28” nos quatro pneus. Ainda podemos citar outro exemplo, abastecer o veículo e simplesmente ignorar a calibragem dos pneus. Na segunda situação o condutor, quando em trânsito com seu veículo, pode sofrer as variações de estabilidade ao percorrer curvas, fato que pode gerar desde simples doses de adrenalina, ao ter que corrigir a trajetória do veículo, até o envolvimento em sinistros que podem causar prejuízos, ferimentos e até morte. Esta instabilidade é gerada pela falta de calibragem dos pneus, que modificam sensivelmente sua autonomia além de aumentar o consumo de combustível.

Voltemos à nossa primeira cena. Após abastecer o veículo, solicitamos a calibragem, pedindo 28 libras nos quatro pneus. Neste caso, acreditamos ser um grande exemplo de condutor a ser seguido. Preocupamos-nos com a conservação dos pneus, economia de combustível e até mesmo preservação da natureza. Somos grandes exemplos. Sim? Bem, na verdade a resposta é, nem tanto. Apesar de o primeiro exemplo demonstrar interesse na manutenção da pressão dos pneus, algo que não ocorreu no segundo exemplo, observamos que o ato de calibrar um pneu, sem que sejam observadas as recomendações do fabricante do veículo ou mesmo do pneumático, pode acarretar ao aumento do consumo do combustível e até mesmo mudanças na dinâmica da estabilidade do veículo.

A calibragem correta
O primeiro passo é observar as recomendações do fabricante do veículo. Cada fabricante de veículos estabelece, no manual do proprietário, quais pressões os pneus devem possuir seguindo os parâmetros de segurança para cada modelo fabricado. Isto quer dizer que, o que é adequado para um tipo de veículo, pode não ser o recomendado para outro modelo. Segue abaixo uma listagem com alguns modelos de veículos mais comuns no mercado e suas respectivas calibragens de pneus:

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Ford/Fiesta:
Veículo vazio (2 pessoas): 30 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 33 Psi na dianteira e 35 Psi na traseira.

 

Ford Ecosport

Ford Ecosport

Ford/Ecosport:
Veículo vazio (2 pessoas): 30 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 35 Psi na dianteira e 40 Psi na traseira.

 

Ford ka

Ford ka

Ford/Ka (Medidas roda | pneu):
Veículo vazio (2 pessoas):

  • (13″ x 5″J x 47,5 mm | 165/70 R 13 79 T)= 35 Psi na dianteira e 30 Psi na traseira.
  • (14″ x 5,5″J x 47,5 mm | 175/65 R 14 82 T)= 30 Psi nos quatro pneus.
  • (15″ x 6″J x 42 mm | 195/55 R 15 85 H)= 35 Psi nos quatro pneus.

Veículo com carga (+ 2 pessoas): 35 Psi na dianteira e 40 Psi na traseira.

  • (13″ x 5″J x 47,5 mm | 165/70 R 13 79 T)= 35 Psi nos quatro pneus.
  • (14″ x 5,5″J x 47,5 mm | 175/65 R 14 82 T)= 33 Psi na dianteira e 35 Psi na traseira.
  • (15″ x 6″J x 42 mm | 195/55 R 15 85 H)= 35 Psi nos quatro pneus.

 

 

GM Agile

GM Agile

GM/Agile:
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi na dianteira e 26 Psi na traseira.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 32 Psi nos quatro pneus.

 

GM Astra

GM Astra

GM/Astra:
Veículo vazio (2 pessoas): 27 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 30 Psi na dianteira e 36 Psi na traseira.

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Um comentário em “Mantendo a calibragem correta dos pneus

  1. PRESSÃO DOS PNEUS, TUDO VAI POR TERRA QUANDO VC MUDA AS MEDIDAS DE FÁBRICA.
    E ISSO É O QUE MAIS OCORRE HOJE EM DIA, EU MESMO FIZ ISSO E NÃO ME ARREPENDO EM NADA.
    SAI DE UM PNEU 185X55X16 DE FÁBRICA E PASSEI PARA UM 205X55X16.
    A ESTABILIDADE EM CURVAS MELHOROU TERRIVELMENTE, NÃO AUMENTOU O CONSUMO MESMO TENTO BANDA DE RODAGEM MAIS LARGA, E QUANTO A CALIBRAGEM, ELA SE TORNOU DUAS LIBRAS A MAIS, SENDO 30 PARA OS 4 SEM OU COM CARGA, ISSO SE NÃO ESTIVER MUITO CALOR, POIS EM UMA TEMPERATURA DE +/- 30 SUA PRESSÃO IRÁ SUBIR PARA UMAS 38 LIBRAS.
    ENTÃO CUIDADO COM VÁRIOS FATORES ANTES DE CALIBRAR SEUS PNEUS.

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