Por quê os vidros dos veículos embaçam em dias de chuva ou frio?

Por que os vidros do veículo embaçam em dias chuvosos?

Por que os vidros do veículo embaçam em dias chuvosos?

Quando o assunto é o embaçamento dos vidros dos veículos, a cena é rotineira para milhares de motoristas que dirigem sob chuva ou frio intenso. Ao sair de casa, o motorista percebe que o vidro do parabrisa embaça repentinamente. Mas afinal por que ocorre este fenômeno principalmente em dias chuvosos? O embaçamento dos vidros do veículo transforma uma superfície transparente em translúcida. A superfície translúcida interfere na visão no que há à frente. Isto ocorre pela diferença de temperatura entre o meio interno e externo. As moléculas de água expelidas pela respiração, ou pelo suor do corpo, que se encontram vaporizadas no interior do carro, são condensadas sobre a superfície dos vidros em razão da diferença de temperatura. Em razão disto, as moléculas da água vaporizada quando em contato com o vidro gelado, são condensadas e acabam se agregando ao vidro, tornando-o translúcido.

Para resolver o problema, o condutor precisa modificar a composição do ar do automóvel, com a retirada das partículas de água presentes no interior do veículo. Pode-se simplesmente utilizar os desembaçadores instalados nos vidros traseiros do veículo, que consistem em filetes eletrônicos que esquentam e absorvem a umidade presente no vidro. Outro ponto importante se refere à limpeza dos vidros. Muitas vezes a sujeira acumulada nos vidros e imperceptível em tempo bom, se manifesta em dias úmidos. Manter a limpeza dos vidros é imprescindível. A limpeza consiste na utilização de um pano macio, sabão neutro e água. O condutor deve espalhar a solução nas superfícies externa e interna dos vidros. Deve também utilizar um jornal para secar as janelas e finalizar com um pano absorvente. Nada de passar a mão no parabrisa. A gordura presente nas mãos só compromete a visibilidade.

A utilização do ar condicionado é considerada a opção mais eficaz, pois além de equalizar temperatura interna com a externa, o ar-condicionado  retira o a umidade presente no ar do interior do veículo. O grande problema na utilização do ar condicionado está na queda abrupta da temperatura interna. Para resolver este problema o condutor pode utilizar simultaneamente o ar condicionado e o ar quente. A temperatura interna fica amena e o ar permanece seco. Aos condutores que não possuem o ar condicionado, vale a primeira dica, sempre manter os vidros limpos. E no primeiro sinal de embaçamento, acionar o ar frio e dispor de uma flanela que não solte fiapos para realizar o desembaçamento do vidro.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ oito = 12

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>